Área temática deste número: Educação Superior
Volume 2, Número 1, janeiro/julho, 2009, ISSN 1982-8632

   
 
_____________________________________________________________________
 
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
 
A qualidade do ensino superior
Eunice Ribeiro Durham
_____________________________________________________________________
Universidade e pesquisa na sociedade dos saberes: em busca de uma nova episteme
Martha Abrahão Saad Lucchesi
Eliana Branco Malangam
_____________________________________________________________________
Pedagogia: sua construção como um fenômeno de significações humanas
Maria Anita Viviani Martins
_____________________________________________________________________
Educação superior: políticas públicas para inclusão social
Maria Rita Aprile
Rosa Elisa Mirra Barone
 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A formação de professores na educação superior: dilemas da atualidade
Mary Rosane Ceroni
Ingrid Hötte Ambrogi
Daniella Basso Batista Pinto
_____________________________________________________________________
Reforma universitária e as implicações para a formação do pedagogo: o que propõem as DCN/2006
Marilde Queiroz Guedes
Leda Maria de Oliveira Rodrigues
_____________________________________________________________________
O pedagogo e o curso de Pedagogia — licenciatura
Helena Machado de Paula Albuquerque
_____________________________________________________________________
Ser professor na metrópole: do seu papel político e social
Carlos Bauer
 
AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA FORMAÇÃO SUPERIOR

Os desafios da avaliação da aprendizagem na prática do curso de Enfermagem, no Centro Universitário Metodista
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Simone Machado
_____________________________________________________________________
Educação e saúde: um trabalho em parceria
Rosemeire Macedo Ambrozano
 
SUJEITOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico
Antonio Joaquim Severino
_____________________________________________________________________
Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez
Sara Monteiro
José Tavares
Anabela Pereira
_____________________________________________________________________
A “extensibilidade de si” como exercício fundamental da relação humana e eixo
do conceito de “investigação-ação/formação”
Luís Marques Barbosa
_____________________________________________________________________
Transdisciplinariedad: de las ideas a la práctica. Experiencias con el proyecto
transdisciplinario del CEUArkos
Ana Cecilia Espinosa Martinez
_____________________________________________________________________
   
ENTREVISTA
  Com a Profa. Dra. Ester Regina Vitale
   
RESENHAS
Ensaio sobre o desenvolvimento humano: de uma teoria emergente da prática ao mundo como implicação.
  Por Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira
_____________________________________________________________________

Sujeito sensível e renovação do eu: as contribuições da fasciaterapia e a da somato-psicopedagogia.

  Por Margaréte May Berkenbrok-Rosito
   

 

   
     
Rua Cesário Galeno, 448/475 - Tatuapé - São Paulo - SP - Cep 03071-000 - Call Center: 2178 1212
© 2005 - Universidade Cidade de São Paulo