Área temática deste número: Desigualdade social e educação
Volume 3, Número 1, janeiro/junho, 2010, ISSN 1982-8632

   
 
_____________________________________________________________________
 
Sumário
Current Edition
Temática: Educação Básica
Desigualdade social e educação
Um Brasil menos desigual? Mobilidade social baixa e evolução lenta da escolaridade
média

  Valério Arcary
_____________________________________________________________________
Base epistemológica para a construção de Currículos Emancipatórios para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) na perspectiva de políticas públicas
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
_____________________________________________________________________
Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de violência presentes no ambiente escolar
Profa. Dra. Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez
Cybele Barreto Lobo
Fabio H. Sebata
João Vitor Guedes
Karina Borges
Victor Luiz Adlung da Cruz
_____________________________________________________________________
Violência escolar: o medo nosso de cada dia
Maria Cecília Sanchez Teixeira
 
_____________________________________________________________________
“A tradição faz parte do distrito, agora está fazendo parte da escola”: a articulação entre cultura popular e educação escolar na comunidade rural de Morro Vermelho
Roberta Vasconcelos Leite
Miguel Mahfoud
 
_____________________________________________________________________
Escolaridade obrigatória e qualidade de ensino
Qualidade da educação e ensino fundamental de nove anos: algumas reflexões
Márcia Aparecida Jacomini
Sylvie Bonifácio Klein
 
_____________________________________________________________________
A ludicidade e a criança: (des)arranjos no Ensino Fundamental de nove anos
Nair Correia Salgado de Azevedo
Mauro Betti
José Milton de Lima
_____________________________________________________________________
Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
Luiz Antonio Ferreira
Angelo Alecsandro Dal Col
_____________________________________________________________________
Classe hospitalar: um espaço de vivências educativas para crianças e adolescentes em tratamento de saúde
  Simone Maria da Rocha
Maria da Conceição Passeggi

_____________________________________________________________________

Processos formativos
A formação continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
  José Rubens Lima Jardilino
Thatiana F. Guedes Pineda

_____________________________________________________________________

Dispositivo de formação: vivências no espaço grupal
  Waleska Fortes de Oliveira
Bruna de Almeida Flores
Ionice da Silva Debus
Marília Hartmann
Monique da Silva

_____________________________________________________________________

Formação e trabalho docente na Educação Básica: mudanças paradigmáticas do perfil dos professores no mercado educacional
  Adolfo Ignacio Calderón
Vlademir Marim

_____________________________________________________________________

Fundamentos pedagógicos e dimensões do processo educativo de ensino-aprendizagem: questões básicas da Escola Básica
  Mary Rangel
_____________________________________________________________________
ENTREVISTA
Com Ladislau Dowbor
  Julio Gomes Almeida
Janete Ribeiro Nhoque
_____________________________________________________________________
RESENHAS
Notas sobre Educação e Federalismo no Brasil: um debate necessário
  Por Ângela Maria Martins
_____________________________________________________________________

 

   
     
Rua Cesário Galeno, 448/475 - Tatuapé - São Paulo - SP - Cep 03071-000 - Call Center: 2178 1212
© 2005 - Universidade Cidade de São Paulo